Por Que Produzir um Vídeo Institucional Deixou de Ser Luxo

Produzir um vídeo institucional deixou de ser um luxo porque, atualmente, ter relevância no mercado em que se encontra tornou-se vital para toda e qualquer empresa. Isso em um mercado onde a concorrência é intensa e as chances de errar são poucas.

Além disso, é preciso fazer-se notar. Assim como deixar claro sua missão e seus valores, para que eles façam sentido para os clientes. Isso sem esquecer de seus produtos e serviços.

Logo, o investimento em maneiras de se comunicar, que alcancem o seu público-alvo se faz necessário. Tanto para atingir os clientes, quanto para impactar os colaboradores.

Como o ser humano é, essencialmente, visual, vídeos se mostram como uma das formas de comunicação mais eficientes atualmente. Além disso, eles são a preferência, quando o assunto é consumo de conteúdo.

Sendo assim, elaborar um bom vídeo institucional é um passo em direção ao sucesso. Ele é o primeiro contato entre você e quem você quer atingir. Portanto, você deve saber algumas coisas para garantir uma boa primeira impressão.

Do Que se Trata um Bom Vídeo Institucional?

Como dissemos, é uma das formas mais eficazes de apresentar a estrutura da sua companhia para quem você deseja que a conheça. E isso inclui sua história, sua equipe, seus produtos, seus diferenciais e muitos outros aspectos.

Outros nomes pelos quais o vídeo institucional responde são vídeo marketing ou vídeo empresarial. E, geralmente, ele é disponibilizado no próprio site da marca. Além de suas redes sociais, YouTube, eventos e na rede da própria empresa.

De forma geral, ele se mostra como muito útil, para que se alcancem as metas de comunicação e marketing de qualquer companhia. Assim, é necessário que se observem alguns pontos que tornam um vídeo institucional com qualidade diferenciada.

E quais são os pontos que melhoram o vídeo institucional?

Diversos fatores. Já que você percebeu que produzir um vídeo institucional é necessário, precisa saber como fazer um de maneira a alcançar suas metas. Vamos listar, então, um passo a passo, para você fazer bonito nessa hora.

  1. Planejamento do Vídeo Institucional

Na verdade, essa é base de qualquer projeto. Com um vídeo institucional, não é diferente. Saiba o que você quer alcançar com ele. É a apresentação de um produto específico ou o fortalecimento da marca? Todo o vídeo deve ser dedicado a um objetivo central.

O planejamento também serve para a definição de outros pontos importantes, como o tempo e o orçamento disponível para ele. Além disso, o público-alvo e os canais de divulgação também devem entrar aqui.

No planejamento, o roteiro de produção também deve ser concluído. Ele vai nortear as suas ações e facilitar a sua vida tanto nas gravações quanto nas edições.

  1. Mantenha o Foco na Mensagem

Passar a mesma mensagem, durante todo o vídeo institucional vai evitar que você se perca. E, também, os torna mais eficazes. Dessa maneira, quanto menos mensagens diferentes forem passadas no vídeo, melhor.

Caso você, realmente, precise usar mais de uma mensagem, limite-se a 3. E lembre-se de que o sentido da história deve estar ligado, diretamente, a uma narrativa curta e fácil de ser lembrada.

Outro ponto é que o vídeo institucional deve ser curto. Ele deve, antes de tudo, passar os principais valores da sua marca, dentro de uma visão macro.

Se você quiser abordar, em maiores detalhes, diversos outros pontos, o vídeo institucional não é o lugar. Prefira usar vídeos de conteúdos onde ficam claros, desde o início, os objetivos da mensagem.

  1. Conte Ao Espectador Uma História no Vídeo Institucional

A técnica de storytelling é um ativo que transforma vídeos institucionais em conteúdos maravilhosos. Isso pois tendemos a nos engajar mais com histórias do que com fatos não contextualizados.

Logo, crie narrativas envolventes, com analogias e personagens com os quais as pessoas se identifiquem. E, com uma mensagem leve, coloque a empresa em um cenário que encante quem assista.

Esses recursos se aplicam, até mesmo, em setores mais tradicionais da economia. É possível criar narrativas humanizadas até em empresas mais duras como automobilísticas, jurídicas, medicinas, petrolíferas ou mineradoras. Desde que se invista nas histórias.

Confira o vídeo de estudo de caso de um paciente que fez um implante capilar, que por ser vedada a utilização de antes e depois de forma pública, produzimos um material que é usado internamente para pacientes que acabaram de passar em uma primeira consulta com o médico.

  1. Vídeos Institucionais Precisam de Uma Trilha Sonora

Mas nada de usar o que mais toca no Spotify. Isso pode funcionar no início. Mas você não está fazendo uma propaganda comum. Uma trilha famosa pode deixar o seu vídeo institucional datado muito rapidamente e até mesmo trazer implicações judiciais ou exclusões de YouTube, Redes Sociais e plataformas similares.

Além disso, corre o risco de que ela chame mais atenção que a sua mensagem. Logo, o vídeo onde você abre o peito e mostra todos os seus valores, vira só aquele com a música que tocou em tudo quanto é lugar, naquele ano.

Assim, invista em uma boa trilha sonora, na hora de montar o seu vídeo. Use composições com o apelo emocional que você deseja causar com o seu vídeo. Logo, a escolha da música deve ser feita, de preferência, no momento da roteirização do vídeo.

A equalização das músicas também é importante. Afinal, elas não podem se sobrepor às falas de ninguém. Além disso, use apenas músicas livres de direitos autorais. Ou que você já tenha pago para usá-las comercialmente.

  1. Evite Produzir Os Vídeos Institucionais Sem Uma Produtora

Como dissemos, produzir um vídeo institucional deixou de ser um luxo. Assim, investir em uma produtora profissional não é mais um opcional.

Esse investimento pode ser a diferença entre um vídeo com belas imagens e narrativa impactante, contada em 3 minutos. Esse é um dos benefícios de ter uma produtora no seu vídeo institucional: transformar o seu projeto de vídeo em uma obra audiovisual.

Esse acompanhamento deve ser feito desde o início. A começar por eliminar o que está errado, desde o roteiro. E criar algo que possa ser utilizado da maneira correta em mais de uma mídia.

  1. Dê Atenção Ao Tempo do Vídeo Institucional

Você já definiu a mensagem que quer passar com seu vídeo institucional. Logo, já sabe quanto tempo vai precisar para transmiti-la. Portanto, antes de começar a gravar, já defina quanto tempo terá o vídeo final.

Isso pois, mesmo que as gravações fiquem um pouco maiores que o previsto, é mais fácil remover os excessos na edição, se feito dessa forma. Caso contrário, o resultado será um material mutilado e sem sentido.

Lembre-se que sua mensagem precisa ser simples, clara e direta. E que vídeos longos tendem a afastar o público que deveria atrair.

  1. Use CTAs no Vídeo Institucional (Chamadas para a Ação)

Todo material que visa atingir um público, deseja que ele tome uma atitude, depois de consumi-lo. Para isso, é necessário que se usem os chamados call to action, também populares como chamada para ação.

Com os vídeos institucionais não é diferente. Eles sempre devem terminar com um verbo no imperativo, reforçando o que você quer que os consumidores façam, como por exemplo: “Se você quer conhecer mais sobre o nosso produto, agende uma visita agora mesmo”

  1. Mensure os Resultados

O que pode ser medido pode ser controlado. E o que pode ser controlado pode ser previsto, melhorado e reproduzido, mais para a frente.

Sendo assim, quando você elaborar seu vídeo institucional, deve ter em mente como medir os resultados que você deseja.

Para isso, você deve definir quais indicadores de marketing importam para você. E estabelecer maneiras de mensurá-los. É importante, também, acompanhar esses números em função do tempo.

E esses dados podem ser os mais diversos. Como, por exemplo, visualizações, engajamento, contato com a empresa, vendas, solicitação de material rico. O importante é que você os defina e os obtenha.

E, uma vez de posse desses dados, você poderá investir nos pontos que precisam de melhorias. E, também, nortear as suas próximas produções.

Conclusão

Um vídeo institucional é a melhor forma de se apresentar a história da sua empresa. Além de criar uma imagem mais forte, junto ao público.

Além disso, mostrando a que você se propões, os investidores tendem a ficarem mais animados. E isso pode dar início a muitas parcerias vantajosas.

Ainda, como se trata de um conteúdo consumido, massivamente, nas redes sociais e mídias semelhantes, a presença digital de sua marca aumentará bastante. Assim, uma campanha de distribuição eficiente é vital para o sucesso.

Por fim, a decisão de compra dos seus clientes em potencial sofrerá uma influência tremenda do seu vídeo institucional. Ainda mais se ele for bem produzido e possuir uma mensagem impactante.

Portanto, se você quer alcançar mais pessoas com a sua marca, o investimento em um vídeo institucional é a melhor opção. E nós da Intensiva estamos preparados para te auxiliar no seu projeto. Entre em contato e solicite um orçamento para vídeo institucional agora mesmo.

×